Seleção 2023

Resultado Final (13/02/2023)

O Mestrado Profissional em Ensino de Química vem divulgar, conforme seu Edital Nº 865, de 09 de Dezembro de 2022, o resultado final de sua seleção para a turma de 2023. As tabelas abaixo elencam as colocações para as opções 1 e 2 do processo seletivo, conforme as notas na prova escrita e na apresentação da carta de intenções. De acordo com o nosso edital, quando houve empate na médias, aquele candidato com maior nota na prova escrita ficou na melhor posição.

Além disso, gostaríamos de destacar que os candidatos inscritos na opção 2 terão que obrigatoriamente passar pelo processo de heteroidentificação para o qual receberão mensagem anunciando o dia, o horário e o local do processo. Fiquem atentos!

Resultado Final – Opção 1.

*peso dois; **peso um.

Resultado Final – Opção 2.

*peso dois; **peso um.

Cronograma das Apresentações das Cartas de Intenções (02/02/2023)

O Mestrado Profissional em Ensino de Química vem divulgar, conforme seu Edital Nº 865, de 09 de Dezembro de 2022, o cronograma de apresentações das cartas de intenções. As apresentações ocorrerão conforme data, horário e local apresentados abaixo.

Data: 08/02/2023

Local: Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Sala 405, 4º andar do Bloco A, no Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ

ESTEJA ATENTO ÀS NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÕES DESCRITAS NO ITEM 6.3 DO EDITAL.

Resultados das Provas de Conhecimentos e Inglês (02/02/2023)

O Mestrado Profissional em Ensino de Química vem divulgar, conforme seu Edital Nº 865, de 09 de Dezembro de 2022, o resultado das provas de conhecimentos e inglês. Dentre os candidatos que compareceram às provas não houve reprovação, estando todos aptos para a próxima etapa do processo seletivo.

Inscrições Homologadas (23/01/2023)


O Mestrado Profissional em Ensino de Química vem divulgar, conforme seu Edital Nº 865, de 09 de Dezembro de 2022, a lista de inscrições homologadas. Até o dia 22 de janeiro de 2023 recebemos 13 inscrições, sendo que todas as 13 apresentaram a documentação conforme o Edital e, portanto, foram homologadas. Os números das inscrições estão abaixo. Cada inscrito receberá uma mensagem eletrônica confirmando esta etapa do processo seletivo.

Local e horário das provas (23/01/2023)

Além disso, gostaríamos de divulgar o local e horário das provas de conhecimentos e de inglês. As provas ocorrerão no dia 27 de janeiro de 2023 no seguinte endereço e programação de horário:

Cidade Universitária – Ilha do Fundão

Centro de Tecnologia, bloco A, sala 633 (6o andar)

8:20 h: Recepção dos(as) candidatos(as) no local da prova.

8:30 h: Sorteio dos 2 artigos para a prova escrita (Para acesso aos artigos clique aqui).

8:30 h às 9:30 h : Os(as) candidatos(as) poderão fazer as anotações que desejarem referentes aos artigos sorteados. A Comissão de Seleção fornecerá folhas para as anotações dos(as) candidatos(as).

9:30 h às 11:30 h : Prova Escrita

13:00 h às 16:00 h : Prova de Inglês

Processo Seletivo

O Mestrado Profissional em Ensino de Química vem divulgar o seu Edital de Seleção para a Turma de 2023 (Edital Nº 865 de 09 de dezembro de 2022, publicado no Boletim da UFRJ número 51 de 22 de dezembro de 2022).

Todo o processo seletivo se dará de forma presencial, nas dependências do Instituto de Química da UFRJ, em sala a ser divulgada posteriormente, respeitando as seguintes etapas:

1ª etapa: Prova Escrita, de caráter eliminatório, terá duração máxima de 3 (três) horas. Na primeira hora será feito o sorteio de 2 (dois) artigos entre 4 (quatro) indicados no Edital (Anexo IV). Os candidatos poderão consultar os dois textos sorteados e fazer anotações em folha de rascunho carimbada que será oferecida pela Comissão de Seleção. Transcorrida a primeira hora, apenas o rascunho carimbado poderá ficar em cima da mesa para consulta dos candidatos. Cada candidato terá 2 (duas) horas para responder a uma prova que poderá conter até quatro (4) questões relativas ao conteúdo dos artigos sorteados. As questões serão discursivas e deverão ser respondidas na forma de redação. O uso de qualquer material em papel ou equipamento não autorizado implicará na desclassificação do candidato. Os artigos que serão usados no sorteio para a prova escrita podem ser acessados no link abaixo, ou podem ser obtidos nas páginas (acesso livre) dos seus respectivos periódicos. Para acesso aos artigos clique aqui.

A Prova Escrita será avaliada conforme os seguintes critérios, com pesos equânimes: (i) articulação com as questões apresentadas no texto de referência e com sua bibliografia; (ii) correção conceitual e capacidade de argumentação; (iii) organização de ideias e uso adequado da língua portuguesa. Os candidatos com notas menores que 6,0 (seis), serão eliminados do processo de seleção.

2ª etapa: Exame escrito de proficiência em Inglês técnico. O exame escrito de Inglês técnico será realizado no mesmo dia da prova escrita, sendo que os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0 (seis) na prova escrita terão seus exames de Inglês corrigidos. Os demais, com nota inferior a 6 (seis), estarão eliminados do processo seletivo.

O exame escrito de inglês técnico é um componente obrigatório do processo seletivo, porém não possui caráter eliminatório, e será voltado para leitura e a compreensão de textos na área de Ensino de Química, com tradução, perguntas e respostas em português e duração máxima de 3 (três) horas. Será permitido o uso de dicionários impressos.

O candidato que faltar ao exame escrito de inglês técnico será eliminado do processo seletivo do Programa PEQui.

Os candidatos serão considerados APTOS ou NÃO APTOS em listagem disponível nesta página da internet. Nessa ocasião todos os candidatos APTOS (com nota na Prova Escrita igual ou superior a 6,0 – seis) serão convocados para a terceira etapa, de Apresentação da Carta de Intenções, com informações sobre o dia e horário, através do site do Programa.

3ª etapa: Apresentação da carta de intenções do candidato. A apresentação do candidato será feita diante de uma banca de professores selecionada pela Comissão de Seleção. O candidato disporá de até 10 (dez) minutos para a apresentação e poderá ser arguido pela banca.

Para a apresentação, o candidato terá acesso a computador e projetor caso assim deseje. Caso o candidato opte por uma apresentação com utilização de projetor, o mesmo deve portar o arquivo em pendrive para apresentação (com extensão PPTX ou PDF). A comissão de avaliação não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos com o arquivo (não abertura, desformatação etc.).

A apresentação da carta de intenções será avaliada segundo a sua clareza de ideias, formalidade na apresentação, uso correto da língua portuguesa e coerência entre os referencias teóricos utilizados.

Para as apresentações somente deverão estar presentes o candidato e a banca avaliadora, salvo em caso de impossibilidade física que se comprove no ato da realização da prova.

Para íntegra do Edital clique aqui.

Datas Importantes

Inscrições – Documentos

As inscrições serão realizadas através do e-mail inscricaopequi@gmail.com. A homologação das inscrições ocorrerá na data de 23 de janeiro de 2023 e o resultado será disponibilizado nesta página da internet.

Não será cobrada taxa de inscrição para participação dos candidatos no processo seletivo. Os candidatos deverão encaminhar os seguintes documentos (em formato PDF) anexados ao e-mail.

(a) Cópia do Diploma de Graduação em Licenciatura em Química ou outra Licenciatura (com Regência de turma comprovada na disciplina de Química) reconhecido de Instituição de Ensino Superior, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) ou revalidado na forma da lei. Poderá ser aceito um termo de compromisso de conclusão de curso, estando a matrícula condicionada à apresentação da certidão de colação de grau no curso de graduação.

(b) Cópia do documento de identidade e CPF. No caso de candidato estrangeiro, cópia do passaporte.

(c) Uma foto 3×4 recente.

(d) Cópia do Certificado de Reservista.

(e) Cópia do Título de Eleitor.

(f) Formulário de inscrição, devidamente preenchido, no qual o candidato indicará, se for o caso, se tem alguma necessidade especial.

(g) Currículo Lattes atualizado.

(h) Carta de intenções com, no máximo, 2 (duas) páginas, espaço 1,5 e margens 2,5, fonte Times New Roman 12, elaborada de acordo com o Anexo II e na qual o candidato indique em ordem de preferência o interesse em 2 (duas) das linhas de pesquisa do PEQui, conforme indicadas no Anexo I do Edital.

Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

Candidatos concorrentes às Ações Afirmativas e candidatas mães deverão, na inscrição, completar a documentação descrita nos itens 2(a) – 2(h), segundo o item 4.2 do edital.

A inscrição de candidatos estrangeiros, não lusófonos, ficará condicionada à comprovação de proficiência em língua portuguesa atestada por instituição reconhecida pela representação do governo brasileiro no exterior ou por instituições de ensino credenciadas pelo MEC.

Vagas

O número total de vagas oferecidas pelo PEQui para o ano de 2023 no nível de Mestrado Profissional é de 20 (vinte), distribuídas entre as 3 (três) linhas de pesquisa de acordo com o Anexo V do Edital, reservando-se o direito de não as preencher integralmente caso não haja candidatos aprovados no processo de seleção.

Política de Ações Afirmativas

O PEQui oferecerá, como Política de Ações Afirmativas, uma reserva de 35 % (trinta e cinco por cento) das vagas aos candidatos que desejarem optar por participar da Política de Acesso Afirmativo, desde que obtenham pontuação que lhes permita a aprovação e classificação em cada etapa do processo seletivo. No formulário de inscrição, todos os candidatos terão as opções a seguir e poderão ou não concorrer ao percentual de políticas afirmativas:

Opção 1 – Não concorrer ao percentual de vagas da Política de Acesso Afirmativo – 13 (treze) vagas.

Opção 2 – Concorrer ao percentual de vagas da Política de Acesso Afirmativo destinado a candidatos negros (pretos ou pardos) ou indígenas – 4 (quatro) vagas.

Opção 3 – Concorrer ao percentual de vagas da Política de Acesso Afirmativo destinado a cotas sociais (candidatos com hipossuficiência econômica) – 1 (uma) vaga.

Opção 4 – Concorrer ao percentual de vagas da Política de Acesso Afirmativo destinado a candidatos com deficiência – 1 (uma) vaga.

Opção 5 – Concorrer ao percentual de vagas da Política de Acesso Afirmativo destinado a candidatos trans (transexuais, transgêneros ou travestis) – 1 (uma) vaga.

Candidatas mães – De acordo com o Art. 3º e parágrafo único da Resolução CEPG/UFRJ Nº 118, de 30 de setembro de 2022, para situações específicas de parentalidade, no caso de candidatas mães que tiveram filho(s) por adoção e/ou gestação nos últimos 5 (cinco) anos, a contar da data de divulgação do edital de seleção, será promovida uma ação compensatória. As candidatas na condição acima terão um fator multiplicativo de 1,2 (um vírgula dois) na nota da apresentação da carta de intenções.

De acordo com os artigos 5o e 6o da Resolução CEPG/UFRJ Nº 118, de 30 de setembro de 2022, os optantes de ações afirmativas concorrerão concomitantemente às vagas destinadas às ações afirmativas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Os optantes de ações afirmativas classificados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas destinadas às ações afirmativas.

Documentos Extras para Candidatos Optantes pelas Cotas de Ações Afirmativas

Os candidatos negros (pretos e pardos) que optarem por participar da Política de Ações Afirmativas (opção 2) deverão preencher a autodeclaração disponível neste link, e enviá-la junto com os demais documentos, no ato da inscrição. Aqueles candidatos que optarem pela opção 2 como indígena deverão preencher a autodeclaração disponível neste link e, da mesma forma,

Os candidatos que optarem por participar da Política de Ações Afirmativas referente às cotas sociais (opção 3) deverão preencher a autodeclaração disponível neste link, e enviá-la junto com os demais documentos, no ato da inscrição.

Os candidatos com deficiência que optarem por participar da Política de Ações Afirmativas (opção 4) deverão anexar, no ato da inscrição, laudo médico que comprove sua condição de pessoa com deficiência. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas na Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, no art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo decreto 5.296/2004, no art. 1º da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Transtorno do Espectro Autista), e as contempladas pela Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no enunciado AGU nº 45, de 14 de setembro de 2009.

Os candidatos trans (transexuais, transgêneros ou travestis) que optarem por participar da Política de Ações Afirmativas (opção 5) deverão preencher a autodeclaração disponível neste link, e enviá-la junto com os demais documentos, no ato da inscrição.

As candidatas mães que se enquadrem na condição descrita no item 4.1.6 do edital, devem comprovar tal condição através do envio da certidão de nascimento do(a) filho(a) juntamente com a documentação expressa no item 2 do presente edital.

Para mais detalhes sobre a Política de Ação Afirmativa acesse a íntegra do edital.

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