Laboratórios

 

Laboratório Didático de Química

O Laboratório Didático de Química (LADQUIM) é um laboratório institucional vinculado ao Instituto de Química da UFRJ. É um espaço não-formal de ensino, coordenado por professores do quadro permanente do IQ-UFRJ.
Dedicado ao ensino, à pesquisa e à extensão na área das Ciências da Natureza, seus projetos buscam o desenvolvimento de novas metodologias didáticas para o Ensino de Ciências de forma multidisciplinar, com o objetivo de promover a formação cidadã e a equidade social.


CIÊNICA

O Projeto Ciênica se propõe a discutir as diversas relações entre ciência, tecnologia e teatro – e suas implicações para a educação e para a divulgação da ciência e da arte – a fim de produzir ações e estratégias que potencializem a humanização de todos e todas


Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química

Esta linha de pesquisa investiga as dimensões histórica, filosófica e sociológica para o Ensino da Química, com ênfase no desenvolvimento de processos e produtos, por meio de projetos que analisam, de forma qualitativa e quantitativa, a História, a Filosofia e a Sociologia como forma de abordagem teórica e metodológica no processo de ensino e aprendizagem da Química. A atuação dessa linha de pesquisa volta-se para o desenvolvimento de indicadores, processos e produtos inovadores articulando contextos da história, filosofia e sociologia, na perspectiva específica do ensino de química.


Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos em Epistemologia

O Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos em Epistemologia, GI2E2, foi criado a partir da iniciativa de pesquisadores de diferentes instituições, que atuam nas ciências naturais, com o objetivo de discutir a produção do conhecimento científico e o desenvolvimento das ciências. Em nossa prática quotidiana de pesquisa e ensino nos deparamos com questões como: o que é conhecimento científico, como este conhecimento é produzido/construído, como se dá o desenvolvimento das diferentes disciplinas científicas, quais os obstáculos e entraves ao desenvolvimento de uma determinada ciência, enfim, quais as condições materiais de existência de uma determinada disciplina científica, em particular em nosso país.