Meio Ambiente e Contextualização
Organizada desde 2016, Ensino de Química em Revista é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). São reunidos aqui textos de egressos do Programa e manuscritos que atenderam ao edital específico para este quinto Volume, revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. Ensino de Química em Revista está ciente do seu papel de veículo para discussões que se dedicam aos aspectos plurais da formação de professores de química. Adotamos como princípio que esta divulgação deve enriquecer o olhar do outro pelo compartilhamento da produção de pesquisadoras e pesquisadores, já bem estabelecidos ou em formação.
Desejamos a todas e todos excelente leitura e reflexão.
Os organizadores
Informações bibliográficas
DOI: https://doi.org/10.29327/542870
ISBN: 978-65-5941-343-0
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Conteúdo
(clique aqui para obter o livro completo)
Apresentação
Prof. Mauro Guimarães
págs. 8-10
Novos Olhares para o Ensino de Química e Ambiente na Educação de Jovens e Adultos
Thiago Rodrigues de Sá Alves & Rose Mary Latini
https://doi.org/10.29327/542870.1-1
págs. 11-44
Método do Estudo de Caso sobre Agrotóxicos para o Ensino de Química de Jovens e Adultos (EJA)
Laurine Cristina Paulo da Silva, Verônica Joyce Vieira da Silva, Thaís Nunes Lopes & André Marques dos Santos
https://doi.org/10.29327/542870.1-2
págs. 45-88
Agrotóxicos como Tema Gerador no Processo de Aprendizagem de Química
Rosana Lima Gerpe, Priscila Tamiasso-Martinhon & Jussara Lopes Miranda
https://doi.org/10.29327/542870.1-3
págs. 89-125
A Construção de Unidade Temática sobre Poluição Atmosférica Baseada em Metodologias Ativas para o Ensino Médio
Gislaine Penha Rossetto, José Ribeiro Gregório & Daniele Trajano Raupp
https://doi.org/10.29327/542870.1-4
págs. 126-161
Experimentação e Desenvolvimento da Argumentação Científica em Aulas de Química do Ensino Básico
Yasmin Letícia Nunes Araujo, Juliana Milanez & Leonardo Maciel Moreira
https://doi.org/10.29327/542870.1-5
págs. 162-197
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com a Temática Estereoquímica em Plantas Medicinais: Uma Proposta para o Ensino Presencial ou Remoto
Lara Colvero Rockenbach & Daniele Trajano Raupp
https://doi.org/10.29327/542870.1-6
págs. 198-236
Abordagem do Tema Polímeros para Estudantes do Curso de Formação de Professores em Nível Médio
Fernanda Souza Pinto & Paula Macedo Lessa dos Santos
https://doi.org/10.29327/542870.1-7
págs. 237-267
Contextualização do Ensino de Química através de Plataformas Digitais e Redes Sociais: Projeto Orbitando Ciência
Paola Cristina Ribeiro
https://doi.org/10.29327/542870.1-8
págs. 268-296
O Protagonismo dos Alunos do Ensino Médio/Técnico no Desenvolvimento do Aplicativo “Fuel Ask” Abordando o Tema Combustíveis
Cinthia Diniz de Almeida & Jussara Lopes Miranda
https://doi.org/10.29327/542870.1-9
págs. 297-325
Autores
págs. 326-332