Ensino de Química em Revista – Vol. 5

EQRvol5capa EQRvol5ccapa 

Meio Ambiente e Contextualização


Organizada desde 2016, Ensino de Química em Revista é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). São reunidos aqui textos de egressos do Programa e manuscritos que atenderam ao edital específico para este quinto Volume, revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. Ensino de Química em Revista está ciente do seu papel de veículo para discussões que se dedicam aos aspectos plurais da formação de professores de química. Adotamos como princípio que esta divulgação deve enriquecer o olhar do outro pelo compartilhamento da produção de pesquisadoras e pesquisadores, já bem estabelecidos ou em formação.

Desejamos a todas e todos excelente leitura e reflexão.

Os organizadores


Informações bibliográficas

DOI: https://doi.org/10.29327/542870

ISBN: 978-65-5941-343-0

Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR


Conteúdo

(clique aqui para obter o livro completo)

Apresentação

Prof. Mauro Guimarães

págs. 8-10


Novos Olhares para o Ensino de Química e Ambiente na Educação de Jovens e Adultos

Thiago Rodrigues de Sá Alves & Rose Mary Latini

https://doi.org/10.29327/542870.1-1

págs. 11-44


Método do Estudo de Caso sobre Agrotóxicos para o Ensino de Química de Jovens e Adultos (EJA)

Laurine Cristina Paulo da Silva, Verônica Joyce Vieira da Silva, Thaís Nunes Lopes & André Marques dos Santos

https://doi.org/10.29327/542870.1-2

págs. 45-88


Agrotóxicos como Tema Gerador no Processo de Aprendizagem de Química

Rosana Lima Gerpe, Priscila Tamiasso-Martinhon & Jussara Lopes Miranda

https://doi.org/10.29327/542870.1-3

págs. 89-125


A Construção de Unidade Temática sobre Poluição Atmosférica Baseada em Metodologias Ativas para o Ensino Médio

Gislaine Penha Rossetto, José Ribeiro Gregório & Daniele Trajano Raupp

https://doi.org/10.29327/542870.1-4

págs. 126-161


Experimentação e Desenvolvimento da Argumentação Científica em Aulas de Química do Ensino Básico

Yasmin Letícia Nunes Araujo, Juliana Milanez & Leonardo Maciel Moreira

https://doi.org/10.29327/542870.1-5

págs. 162-197


Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com a Temática Estereoquímica em Plantas Medicinais: Uma Proposta para o Ensino Presencial ou Remoto

Lara Colvero Rockenbach & Daniele Trajano Raupp

https://doi.org/10.29327/542870.1-6

págs. 198-236


Abordagem do Tema Polímeros para Estudantes do Curso de Formação de Professores em Nível Médio

Fernanda Souza Pinto & Paula Macedo Lessa dos Santos

https://doi.org/10.29327/542870.1-7

págs. 237-267


Contextualização do Ensino de Química através de Plataformas Digitais e Redes Sociais: Projeto Orbitando Ciência

Paola Cristina Ribeiro

https://doi.org/10.29327/542870.1-8

págs. 268-296


O Protagonismo dos Alunos do Ensino Médio/Técnico no Desenvolvimento do Aplicativo “Fuel Ask” Abordando o Tema Combustíveis

Cinthia Diniz de Almeida & Jussara Lopes Miranda

https://doi.org/10.29327/542870.1-9

págs. 297-325


Autores

págs. 326-332