Identidades e Metodologias na Ação Docente
Organizada desde 2016, Ensino de Química em Revista é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). São reunidos aqui textos de egressos do Programa e manuscritos que atenderam ao edital específico para este terceiro Volume, revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. Ensino de Química em Revista está ciente do seu papel de veículo para discussões que se dedicam aos aspectos plurais da formação de professores de química. Adotamos como princípio que esta divulgação deve enriquecer o olhar do outro pelo compartilhamento da produção de pesquisadoras e pesquisadores, já bem estabelecidos ou em formação.
Desejamos a todas e todos excelente leitura e reflexão.
Os organizadores
Clique AQUI para ler no ISSUU
Clique AQUI para baixar a versão em PDF
Informações bibliográficas
ISBN: 978-85-61987-12-1
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição – 2019
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Conteúdo
Apresentação
Rozana Gomes, Tatiana Carpenter & Waldmir Araujo Neto
págs. 7-10
Identidade Profissional: a roda de conversa como espaço para formação de professores de química
Tatiana Seixas Machado Carpenter & Rozana Gomes de Abreu
págs. 11-47
Síntese de Ésteres: uma proposta de atividade segundo o Triângulo de Johnstone
Luíza Melo de Aguiar Lira & Paula Macedo Lessa dos Santos
págs. 48-77
Aliando a abordagem baseada em problemas e o esquema de argumentação de Toulmin: uma proposta de para estudantes de química da educação básica
Lucas da Silva Grion & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira
págs. 78-110
Desenvolvimento de Propostas Metodológicas para o Ensino de Química com a temática Efeito Estufa
Caroline Rodrigues Peçanha de Almeida, Antônio Carlos de Oliveira Guerra & Joaquim Fernando Mendes da Silva
págs. 111-141
Vivência e motivação no jogo “Química do Lixo”
Elaine Cristina da Silva & Esteban Lopez Moreno
págs. 142-169
Jogo africano em aulas de química
Jaqueline da Conceição de Souza & Leonardo Maciel Moreira
págs. 170-200
A utilização de jogos teatrais no ensino de química: da construção à sua utilização
Gabriel Alves Pinto, Leonardo Maciel Moreira & Waldmir Nascimento de Araujo Neto
págs. 201-232
Autores
págs. 233-237