Ensino de Química em Revista – Vol. 3

Identidades e Metodologias na Ação Docente


Organizada desde 2016, Ensino de Química em Revista é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). São reunidos aqui textos de egressos do Programa e manuscritos que atenderam ao edital específico para este terceiro Volume, revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. Ensino de Química em Revista está ciente do seu papel de veículo para discussões que se dedicam aos aspectos plurais da formação de professores de química. Adotamos como princípio que esta divulgação deve enriquecer o olhar do outro pelo compartilhamento da produção de pesquisadoras e pesquisadores, já bem estabelecidos ou em formação.

Desejamos a todas e todos excelente leitura e reflexão.

Os organizadores


Capa Livro PEQui Menor

Clique AQUI para ler no ISSUU

Clique AQUI para baixar a versão em PDF


Informações bibliográficas

ISBN: 978-85-61987-12-1

Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição – 2019
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR


Conteúdo

Apresentação

Rozana Gomes, Tatiana Carpenter & Waldmir Araujo Neto

págs. 7-10


Identidade Profissional: a roda de conversa como espaço para formação de professores de química

Tatiana Seixas Machado Carpenter & Rozana Gomes de Abreu

págs. 11-47


Síntese de Ésteres: uma proposta de atividade segundo o Triângulo de Johnstone

Luíza Melo de Aguiar Lira & Paula Macedo Lessa dos Santos

págs. 48-77


Aliando a abordagem baseada em problemas e o esquema de argumentação de Toulmin: uma proposta de para estudantes de química da educação básica

Lucas da Silva Grion & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira

págs. 78-110


Desenvolvimento de Propostas Metodológicas para o Ensino de Química com a temática Efeito Estufa

Caroline Rodrigues Peçanha de Almeida, Antônio Carlos de Oliveira Guerra & Joaquim Fernando Mendes da Silva

págs. 111-141


Vivência e motivação no jogo “Química do Lixo”

Elaine Cristina da Silva & Esteban Lopez Moreno

págs. 142-169


Jogo africano em aulas de química

Jaqueline da Conceição de Souza & Leonardo Maciel Moreira

págs. 170-200


A utilização de jogos teatrais no ensino de química: da construção à sua utilização

Gabriel Alves Pinto, Leonardo Maciel Moreira & Waldmir Nascimento de Araujo Neto

págs. 201-232


Autores

págs. 233-237