Ensino de Química em Revista – Vol. 2

O papel social do Ensino de Química


Organizada desde 2016, Ensino de Química em Revista é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). São reunidos aqui textos de egressos do Programa e manuscritos que atenderam ao edital específico para este segundo Volume, revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. Ensino de Química em Revista está ciente do seu papel de veículo para discussões que se dedicam aos aspectos plurais da formação de professores de química. Adotamos como princípio que esta divulgação deve enriquecer o olhar do outro pelo compartilhamento da produção de pesquisadoras e pesquisadores, já bem estabelecidos ou em formação.

Desejamos a todas e todos excelente leitura e reflexão.

Os organizadores


Capa Livro PEQui 2017

Clique AQUI para ler no ISSUU

Clique AQUI para baixar a versão em PDF


Informações bibliográficas

ISBN: 978-85-61987-09-1

Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição – 2017
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR


Conteúdo

Apresentação – A pesquisa em Ensino de Química no Rio de Janeiro

Alice Casimiro Lopes

págs. 7-12


Alguns apontamentos sobre a educação ambiental no Brasil

Carlos Frederico Loureiro

págs.13-28


A chuva ácida e o meio ambiente: Uma proposta metodológica para ensinar o tema a alunos com deficiência intelectual incluso em uma turma de ensino médio regular

Verônica de Souza Mussoi, Gabriela Salomão Alves Pinho & Paula Macedo Lessa dos Santos

págs. 29-42


Aproximação do método jigsaw de aprendizagem cooperativa para no ensino de eletroquímica no ensino médio

Walter José Teixeira Júnior & Paula Macedo Lessa dos Santos

págs. 43-58


Considerações sobre o uso de um conto de ficção científica no ensino de química: radioatividade

Pablo Wolf Oliveira & Nadja Paraense dos Santos

págs. 59-75


Uma breve história do átomo e seus modelos: uma possível contribuição à história da química no ensino médio

Marcelo Delena Trancoso & Nadja Paraense dos Santos

págs. 75-88


A Química no museu nacional: sugestões para elaboração de visitas escolares

Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira & Carina Costa dos Santos

págs. 89-100


Química acessível: construção de uma plataforma digital para o debate sobre inclusão no ensino de química

Cristiana de Barcellos Passinato, Rodrigo Volcan Almeida & Waldmir Nascimento de Araujo Neto

págs. 101-116


Soluções químicas: a abordagem do conhecimento químico escolar nos anais do ENEQ (2010-2016)

Sheila de Araujo & Rozana Gomes de Abreu

págs. 117-132


Resíduos sólidos e educação ambiental: desafios na busca da transdisciplinaridade

Mariana Berendonk & Jussara Lopes de Miranda

págs. 133-146


O antropoceno e a água como moeda social: uma proposta mediadora para o ensino de química

Caroline Ferreira Santos Rodrigues & Jussara Lopes de Miranda

págs. 147-164


Problematizando o ensino de funções inorgânicas: uma proposta de trabalho experimental

Fabiane Pereira Martins, Rodrigo Volcan Almeida & Marcelo Hawrylak Herbst

págs. 165-178