Linhas

Linhas de Pesquisa do PEQUI


LINHA 1: Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química

Esta linha de pesquisa explora de modo crítico e reflexivo a produção e utilização das tecnologias da informação e comunicação para compreensão da cibercultura e da evolução tecnológica nos processos de formação, ensino e aprendizagem. Explora ainda a divulgação científica como um dos aspectos centrais da produção dos saberes científicos sob os pontos de vista histórico-sócio cultural e teórico-metodológico. Busca, por outro lado, produzir materiais multimídias de natureza didático-pedagógica que contribuam para melhor desempenho das atividades de divulgação e de ensino de química, focalizando inclusive as plataformas móveis como veículos para a apropriação da cultura química escolar.


LINHA 2: Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química

Esta linha contempla estudos acerca dos processos de ensino e aprendizagem, das interações sócio-cuturais e das relações entre Ciência, tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente por meio de pesquisas sobre a execução curricular, a sala de aula e seu uso como laboratório e como espaço de formação, a utilização e impacto de materiais didáticos e de ferramentas teórico/metodológicas, bem como os fundamentos científicos que os justificam. Esta linha articula pesquisas no campo do currículo, privilegiando o campo de estudo da formação de professores. Os projetos de pesquisa relacionados a esta linha visam gerar produtos educacionais que possibilitem antecipar e superar possíveis dificuldades de natureza didática e epistemológica que ocorrem na prática pedagógica.


LINHA 3: História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química

Esta linha de pesquisa investiga as dimensões histórica, filosófica e sociológica para o Ensino da Química, com ênfase no desenvolvimento de processos e produtos, por meio de projetos que analisam, de forma qualitativa e quantitativa, a História, a Filosofia e a Sociologia como forma de abordagem teórica e metodológica no processo de ensino e aprendizagem da Química. A atuação dessa linha de pesquisa volta-se para o desenvolvimento de indicadores, processos e produtos inovadores articulando contextos da história, filosofia e sociologia, na perspectiva específica do ensino de química.