Prof. Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira (1,2)


  1. AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E DAS CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS À AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS AMBIENTES ESCOLARES E UNIVERSITÁRIO
    Este projeto pretende investigar os perfis motivacionais e autorregulatórios de estudantes universitários e da Educação Básica, à luz da Teoria da Autodeterminação (TA) e da Perspectiva da Aprendizagem Autorregulada (AA).

2. Museus como Espaços Não Formais para Ensino e Aprendizagem de Química 

A utilização de museus como espaços não formais de educação visa por um lado estimular a curiosidade e motivar os alunos com relação aos conteúdos de natureza científica contidos nas peças em exposição e, por outro lado, suprir, ao menos em parte, as carências dos estabelecimentos de ensino tais como falta de laboratórios e de recursos audiovisuais, reconhecidamente motivadores no processo ensino-aprendizagem. Esse projeto abrange o planejamento, execução e avaliação de visitas guiadas a três espaços não formais: o Museu da Geodiversidade, o Museu Nacional e o Parque Paleontológico de Itaboraí. O público alvo são alunos de nível médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Aspectos históricos, artísticos e culturais deverão ser igualmente destacados, o que evidencia o caráter interdisciplinar do projeto. A avaliação será sob a forma de discussões em grupo, entrevistas individuais e aplicação de questionários antes, durante e depois das visitas.