Seleção 2022

Resultado (28/03/2022)

Transcorrido todos os prazos recursais e não tendo havido nenhum recurso contestando os resultado publicados em 21 de março de 2022, vimos publicar abaixo a relação dos aprovados da Seleção 2022 do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química (Mestrado Profissional).

Todos aqueles candidatos das opções 1, 3 e 4 receberão via e-mail as informações de como proceder a matrícula. Aqueles candidatos da opção 2 ainda precisarão passar pela comissão de heteroidentificação, como previsto no item 4.4 do Edital Nº 950, de 03 de Dezembro de 2021, retificado pelo Edital Nº 20, de 12 de janeiro de 2022. A reunião com a comissão de heteroidentificação, como já avisado a todos os candidatos durante as provas, será realizada de maneira presencial, no Instituto de Química, Centro de Tecnologia na Cidade Universitária (Rio de Janeiro). A data e o horário, bem como os documentos necessários serão informados via e-mail para os candidatos.

Resultado (21/03/2022)

Publicamos o resultado da Seleção 2022 do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química (Mestrado Profissional) conforme seu Edital Nº 950, de 03 de Dezembro de 2021, retificado pelo Edital Nº 20, de 12 de janeiro de 2022. O número de vagas abertas neste edital é de 14 vagas para opção 1 (ampla concorrência), 2 vagas para opção 2 (cota racial), 2 vagas para opção 3 (cota social), 1 vaga para opção 4 (cota para pessoas com deficiência) e 1 vaga para opção 5 (cota para transexuais), totalizando 20 vagas. Tivemos 29 inscritos homologados, sendo que os inscritos MP221002, MP221005, MP221013, MP221014, MP221019, MP221021, MP221026 e MP221028 não se fizeram presentes nos seus respectivos sorteios e foram desclassificados do processo seletivo.

Ao final de todas as avaliações, 19 candidatos foram aprovados. A seguir relacionamos as médias de cada candidato e a sua respectiva colocação na seleção. Ressaltamos que, respeitando o item 4.3 do Edital Nº 950 de 03 de dezembro de 2021, as seguintes realocações de vagas foram realizadas: por insuficiência de candidatos inscritos, 01 (uma) vaga da cota social e 01 (uma) vaga da cota para transexuais foram realocadas para cota racial; por insuficiência de candidatos aprovados, 01 (uma) vaga da ampla concorrência foi realocada para cota racial.

Sorteio 3 (17/03/2022)

No sorteio remoto, realizado no dia 16 de março de 2022, às 20h, foi sorteado o Texto 2 (Artigo 2),  intitulado “Um Outro Olhar Sobre as Ligações Hidrogênio” de Marcelo H. Herbst e Antônio R. M. Monteiro Filho.

Sorteio 2 (15/03/2022)

No sorteio remoto, realizado hoje (15 de março de 2022) às 20h, foi sorteado o Texto 3 (Artigo 3),  intitulado “Questão Sociocientífica e Emergência da Argumentação no Ensino de Química” de Verônica Tavares Santos Batinga e Thiara Vanessa da Silva Barbosa.

Sorteio 1 (14/03/2022)

No sorteio remoto, realizado hoje (14 de março de 2022) às 20h, foi sorteado o Texto 1 (Artigo 1),  intitulado “Aprendizagem Significativa em Ciências: Condições de Ocorrência vão muito além de Pré-requisitos e Motivação” de Marco Antônio Moreira.

Programação das Apresentações e Entrevistas (11/03/2022)

Consta abaixo a programação dos sorteios dos artigos, data de entrega e horário das apresentações e entrevistas dos candidatos. Todas as atividades serão conduzidas de forma remota na Plataforma Microsoft Teams. O link para a sala remota será enviado por e-mail.

Recurso sobre as Inscrições – Resultado (11/03/2022)

A comissão de seleção recebeu, durante os dias 08 e 09 de março de 2022, três recursos sobre inscrições que não haviam sido homologadas. Esta comissão reunida, avaliou os documentos apresentados e julgou os candidatos aptos a realizarem o processo seletivo, ou seja, homologou outras três inscrições. Assim, os números de candidatos inscritos no processo seletivo passam a ser os divulgados na tabela abaixo.

Inscrições Homologadas (07/03/2022)

O Mestrado Profissional em Ensino de Química vem divulgar, conforme seu Edital Nº 950, de 03 de Dezembro de 2021, retificado no Edital Nº 20, de 12 de janeiro de 2022, a lista de inscrições homologadas. Até o dia 04 de março de 2022 recebemos 28 inscrições, sendo que 26 apresentaram a documentação conforme o Edital e, portanto, foram homologadas. Os números das inscrições estão abaixo. Cada inscrito receberá uma mensagem eletrônica confirmando esta etapa do processo seletivo.

Processo Seletivo – PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÕES – ALTERAÇÃO NO CRONOGRAMA

O Mestrado Profissional em Ensino de Química vem divulgar a alteração no seu Edital de Seleção para a Turma de 2022. Todo o processo seletivo continuará conforme o Edital inicial, contudo alterou-se o cronograma de datas de todo o processo (veja novo cronograma abaixo), sendo que as inscrições foram prorrogadas para 04 de março de 2022.

Novas datas

O processo – etapas

Neste processo seletivo que ocorrerá todo de forma remota, em função da pandemia, a avaliação se dará em 3 etapas:

1ª etapa: Apresentação de Seminário sobre um artigo na área de educação previamente definido.

2ª etapa: Entrevista do candidato baseada na análise prévia do Pré-projeto, Vídeo de Apresentação e do Currículo Lattes.

3ª etapa: Em decorrência da Pandemia de COVID-19, o Exame escrito de proficiência em Inglês técnico, etapa não eliminatória desta seleção, será realizado presencialmente em data a ser marcada quando as autoridades superiores da UFRJ definirem que se tem condições sanitárias para o retorno às atividades presenciais.

Nesta seleção teremos, pela primeira vez, a instituição da Política de Ações Afirmativas na forma de cotas com critérios de renda, étnico-raciais e de gênero (para candidatos trans).

Para íntegra do Edital clique aqui e para a retificação clique aqui.

Inscrições – Documentos

As inscrições serão feitas através de uma mensagem para o email inscricaopequi@gmail.com contendo os seguintes documentos (em formato PDF):

(a) Cópia do Diploma de Graduação em Licenciatura em Química ou Regência de turma comprovada na disciplina de Química. Diploma reconhecido de Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) ou revalidado na forma da lei. Poderá ser aceito um termo de compromisso de conclusão de curso, estando à matrícula condicionada à apresentação da certidão de colação de grau no curso de graduação.

(b) Cópia do documento de identidade e CPF. No caso de candidato estrangeiro, cópia do passaporte.

(c) Uma foto 3×4 recente.

(d) Cópia do Certificado de Reservista.

(e) Cópia do Título de Eleitor.

(f) Formulário de inscrição, devidamente preenchido, no qual o candidato indicará, se for o caso, se tem alguma necessidade especial.

(g) Currículo Lattes atualizado.

(h) Pré-projeto com no máximo 2 (duas) páginas, espaço 1,5 e margens 2,5, fonte Times New Roman 12, elaborado de acordo com o Anexo II e no qual o candidato indique em ordem de preferência o interesse em 2 (duas) das linhas de pesquisa do Programa PEQui, conforme indicadas no Anexo I do Edital.

(i) Vídeo de, no máximo, 3 (três) minutos, gravado em celular na horizontal, onde o candidato se apresentará, falando seu nome, escola onde atua, experiência profissional e falará também do porquê pretende cursar o Mestrado Profissional em Ensino de Química.

(j) Para os candidatos que se inscreveram na Política de Ações Afirmativas observar abaixo e no edital os documentos adicionais que precisam ser enviados no ato da inscrição.

Vagas

O número total de vagas oferecidas pelo PEQui para o ano de 2022 no nível de Mestrado Profissional é de 20 (vinte), distribuídas entre as 3 (três) linhas de pesquisa (Anexo V do Edital), reservando-se o direito de não as preencher integralmente caso não haja candidatos aprovados no processo de seleção.

Política de Ações Afirmativas

O PEQui oferecerá, como Política de Ações Afirmativas, uma reserva de 30 % (trinta por cento) das vagas aos candidatos que desejarem optar por participar da Política de Acesso Afirmativo, desde que obtenham pontuação que lhes permita a aprovação e classificação em cada etapa do processo seletivo. No formulário de inscrição, todos os candidatos terão as opções a seguir e poderão ou não concorrer ao percentual de políticas afirmativas:

Opção 1 – Não concorrer ao percentual de vagas da Política de Acesso Afirmativo – 14 (catorze) vagas.

Opção 2 – Concorrer ao percentual de vagas da Política de Acesso Afirmativo destinado a candidatos negros (pretos ou pardos), ou indígenas – 2 (duas) vagas.

Opção 3 – Concorrer ao percentual de vagas da Política de Acesso Afirmativo destinado a cotas sociais (candidatos carentes) – 2 (duas) vagas.

Opção 4 – Concorrer ao percentual de vagas da Política de Acesso Afirmativo destinado a candidatos com deficiência – 1 (uma) vaga.

Opção 5 – Concorrer ao percentual de vagas da Política de Acesso Afirmativo destinado a candidatos trans (transexuais, transgêneros ou travestis) – 1 (uma) vaga.

Documentos Extras para Candidatos Optantes pelas Cotas de Ações Afirmativas

Os candidatos negros (pretos e pardos) que optarem por participar da Política de Ações Afirmativas (opção 2) deverão preencher a autodeclaração disponível neste link, e enviá-la junto com os demais documentos, no ato da inscrição. Aqueles candidatos que optarem pela opção 2 como indígena deverão preencher a autodeclaração disponível neste link e, da mesma forma,

Os candidatos que optarem por participar da Política de Ações Afirmativas referente às cotas sociais (opção 3) deverão preencher a autodeclaração disponível neste link, e enviá-la junto com os demais documentos, no ato da inscrição.

Os candidatos com deficiência que optarem por participar da Política de Ações Afirmativas (opção 4) deverão anexar, no ato da inscrição, laudo médico que comprove sua condição de pessoa com deficiência. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas na Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, no art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo decreto 5.296/2004, no art. 1º da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Transtorno do Espectro Autista), e as contempladas pela Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no enunciado AGU nº 45, de 14 de setembro de 2009.

Os candidatos trans (transexuais, transgêneros ou travestis) que optarem por participar da Política de Ações Afirmativas (opção 5) deverão preencher a autodeclaração disponível neste link, e enviá-la junto com os demais documentos, no ato da inscrição.

Para mais detalhes sobre a Política de Ação Afirmativa acesse a íntegra do edital.

Seminários e entrevistas

Os artigos que serão usados no sorteio para os seminários podem ser acessados no link abaixo, ou podem ser obtidos nas páginas (acesso livre) dos seus respectivos periódicos.

Para acesso aos artigos clique aqui.