Das Teorias às Propostas de Ação
Organizada desde 2016, Ensino de Química em Revista é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). São reunidos aqui textos de egressos do Programa e manuscritos que atenderam ao edital específico para este primeiro Volume, revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. Ensino de Química em Revista está ciente do seu papel de veículo para discussões que se dedicam aos aspectos plurais da formação de professores de química. Adotamos como princípio que esta divulgação deve enriquecer o olhar do outro pelo compartilhamento da produção de pesquisadoras e pesquisadores, já bem estabelecidos ou em formação.
Desejamos a todas e todos excelente leitura e reflexão.
Os organizadores
Clique AQUI para ler no ISSUU
Clique AQUI para baixar a versão em PDF
Informações bibliográficas
ISBN: 978-85-61987-07-7
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição – 2016
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Conteúdo
Apresentação
Leonardo Maciel Moreira, Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Paula Macedo Lessa dos Santos & Jussara Lopes de Miranda
págs. 5-6
Ensino de Química e CTS: do Sentido à Interdisciplinaridade e à Contextualização
Álvaro Chrispino, Tais Conceição dos Santos & Priscila Regina Vilas Boas
págs. 7-30
Compreendendo os Processos de Constituição das Identidades Profissionais Docentes Durante a Formação Inicial de um Grupo de Licenciandos em Química
Aline de Souza Janerine & Bruno Andrade Pinto Monteiro
págs. 31-58
Uma Terapia Filosófica sobre a Existência de Átomos
Jackson Góis
págs. 59-87
Análise da Percepção de Professores Sobre o Jogo Loucs: uma Aventura Real, um Role-Playing-Game (RPG) para o Ensino de Química Ambiental
Tatiana Vianna Francisco & Joaquim Fernando Mendes da Silva
págs. 88-105
A Sala Virtu@l de Química
Andrea Carlos Borges & Antônio Carlos de Oliveira Guerra
págs. 106-129
Atividades Experimentais em Química Utilizando a Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas
Brunno Martins Teixeira & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira
págs. 130-152
Cine em Sala: um Guia Fílmico para Professores
Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello & Waldmir Nascimento de Araujo Neto
págs. 153-175