Ensino de Química em Revista – Vol. 1

Das Teorias às Propostas de Ação


Organizada desde 2016, Ensino de Química em Revista é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). São reunidos aqui textos de egressos do Programa e manuscritos que atenderam ao edital específico para este primeiro Volume, revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. Ensino de Química em Revista está ciente do seu papel de veículo para discussões que se dedicam aos aspectos plurais da formação de professores de química. Adotamos como princípio que esta divulgação deve enriquecer o olhar do outro pelo compartilhamento da produção de pesquisadoras e pesquisadores, já bem estabelecidos ou em formação.

Desejamos a todas e todos excelente leitura e reflexão.

Os organizadores


Clique AQUI para ler no ISSUU

Clique AQUI para baixar a versão em PDF


Informações bibliográficas

ISBN: 978-85-61987-07-7

Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição – 2016
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR


Conteúdo

Apresentação

Leonardo Maciel Moreira, Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Paula Macedo Lessa dos Santos & Jussara Lopes de Miranda

págs. 5-6


Ensino de Química e CTS: do Sentido à Interdisciplinaridade e à Contextualização

Álvaro Chrispino, Tais Conceição dos Santos & Priscila Regina Vilas Boas

págs. 7-30


Compreendendo os Processos de Constituição das Identidades Profissionais Docentes Durante a Formação Inicial de um Grupo de Licenciandos em Química

Aline de Souza Janerine & Bruno Andrade Pinto Monteiro

págs. 31-58


Uma Terapia Filosófica sobre a Existência de Átomos

Jackson Góis

págs. 59-87


Análise da Percepção de Professores Sobre o Jogo Loucs: uma Aventura Real, um Role-Playing-Game (RPG) para o Ensino de Química Ambiental

Tatiana Vianna Francisco & Joaquim Fernando Mendes da Silva

págs. 88-105


A Sala Virtu@l de Química

Andrea Carlos Borges & Antônio Carlos de Oliveira Guerra

págs. 106-129


Atividades Experimentais em Química Utilizando a Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas

Brunno Martins Teixeira & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira

págs. 130-152


Cine em Sala: um Guia Fílmico para Professores

Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello & Waldmir Nascimento de Araujo Neto

págs. 153-175