Seleção 2021

Resultado Final

Após a análise dos recursos, realizada pela Comissão de Seleção, divulgamos abaixo o resultado final do processo seletivo 2021 para o Programa de Pós-graduação em Ensino de Química (Mestrado Profissional) – Edital Nº 460 de 18 de Novembro de 2020. O número de vagas abertas neste edital é de 18, portanto os aprovados a partir da 18ª posição devem ficar atentos, pois caso ocorra alguma desistência poderão ser chamados para efetuarem suas matrículas. Informações sobre as matrículas serão enviadas individualmente por e-mail para os classificados.

Recursos

Cumprindo uma das etapas do Edital Nº 460 de 18 de Novembro de 2020 divulgamos que tivemos dois recursos que já foram devidamente respondidos pela Comissão de Seleção, sendo os interessados devidamente informados. Amanhã (17 de março de 2021) divulgaremos o resultado final.

Resultado

Abaixo listamos os aprovados na Seleção 2021 ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Química (Mestrado Profissional) conforme o Edital Nº 460 de 18 de Novembro de 2020. O número de vagas abertas neste edital é de 18, portanto os aprovados a partir da 18ª posição devem ficar atentos, pois caso ocorra alguma desistência poderão ser chamados para efetuarem suas matrículas.


Sorteio 3 ( 3 de março)

No sorteio remoto, realizado hoje (3 de março) às 8h, foi sorteado o texto 1 (Dimensão afetiva da docência: a influência das emoções na prática e na formação de professores de Química de Robson Macedo Novais & Carmen Fernandez).

Sorteio 2 ( 2 de março)

No sorteio remoto, realizado hoje (2 de março) às 8h, foi sorteado o texto 3 (“A Química dos Povos Indígenas da América do Sul” de Jens Soentgen & Klaus Hilbert).

Sorteio 1 ( 1º de março)

No sorteio remoto, realizado hoje (1º de março) às 8h, foi sorteado o texto 4 (“Teoria da Atividade em Foco: Enlaces com a Formação do Professor de Química” de Lucas Vivas de Sá e Hélio da Silva Messeder Neto).

Programação das Apresentações e Entrevistas

Consta abaixo a programação dos sorteios dos artigos, data de entrega e horário das apresentações e entrevistas dos candidatos.

Inscrições Homologadas

O Mestrado Profissional em Ensino de Química vem divulgar, conforme seu Edital Nº 460 de 18 de Novembro de 2020, a lista de inscrições homologadas. Até o dia 19 de fevereiro de 2021 recebemos 30 inscrições e todas apresentaram a documentação conforme o Edital e, portanto, foram homologadas. Os números das inscrições estão abaixo.

Processo Seletivo

O Mestrado Profissional em Ensino de Química vem divulgar o seu Edital de Seleção para a Turma de 2021.

Neste processo seletivo que ocorrerá todo de forma remota, em função da pandemia, a avaliação se dará em 3 etapas:

1ª etapa: Apresentação de Seminário sobre um artigo na área de educação previamente definido.

2ª etapa: Entrevista do candidato baseada na análise prévia do Pré-projeto, Vídeo de Apresentação e do Currículo Lattes.

3ª etapa: Em decorrência da Pandemia de COVID-19, o Exame escrito de proficiência em Inglês técnico, etapa não eliminatória desta seleção, será realizado presencialmente em data a ser marcada quando as autoridades superiores da UFRJ definirem que se tem condições sanitárias para o retorno às atividades presenciais.

Para íntegra do Edital clique aqui.

Datas importantes

Inscrições

As inscrições serão feitas através de uma mensagem para o email inscricaopequi@gmail.com contendo os seguintes documentos (em formato PDF):

(a) Cópia do Diploma de Graduação em Licenciatura em Química ou Regência de turma comprovada na disciplina de Química. Diploma reconhecido de Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) ou revalidado na forma da lei. Poderá ser aceito um termo de compromisso de conclusão de curso, estando à matrícula condicionada à apresentação da certidão de colação de grau no curso de graduação.

(b) Cópia do documento de identidade e CPF. No caso de candidato estrangeiro, cópia do passaporte.

(c) Uma foto 3×4 recente.

(d) Cópia do Certificado de Reservista.

(e) Cópia do Título de Eleitor.

(f) Formulário de inscrição, devidamente preenchido, no qual o candidato indicará, se for o caso, se tem alguma necessidade especial.

(g) Currículo Lattes atualizado.

(h) Pré-projeto com no máximo 2 (duas) páginas, espaço 1,5 e margens 2,5, fonte Times New Roman 12, elaborado de acordo com o Anexo II e no qual o candidato indique em ordem de preferência o interesse em 2 (duas) das linhas de pesquisa do Programa PEQui, conforme indicadas no Anexo I do Edital.

(i) Vídeo de, no máximo, 3 (três) minutos, gravado em celular na horizontal, onde o candidato se apresentará, falando seu nome, escola onde atua, experiência profissional e falará também do porquê pretende cursar o Mestrado Profissional em Ensino de Química.

Seminários e entrevistas

Os artigos que serão usados no sorteio para os seminários podem ser acessados no link abaixo, ou podem ser obtidos nas páginas (acesso livre) dos seus respectivos periódicos.

Para acesso aos artigos clique aqui.

%d blogueiros gostam disto: