Ensino de Química em Revista – Vol. 4

teste capa livro

Construção de Múltiplos Caminhos para Ensino e Pesquisa


Organizada desde 2016, Ensino de Química em Revista é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). São reunidos aqui textos de egressos do Programa e manuscritos que atenderam ao edital específico para este quarto Volume, revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. Ensino de Química em Revista está ciente do seu papel de veículo para discussões que se dedicam aos aspectos plurais da formação de professores de química. Adotamos como princípio que esta divulgação deve enriquecer o olhar do outro pelo compartilhamento da produção de pesquisadoras e pesquisadores, já bem estabelecidos ou em formação.

Desejamos a todas e todos excelente leitura e reflexão.

Os organizadores


Informações bibliográficas

DOI: https://doi.org/10.29327/531015.1

ISBN: 978-65-5941-129-0

Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR


Conteúdo

(clique aqui para obter o livro completo)

Apresentação

págs. 8-14


Explorando um Conto de Ficção Científica: guia pedagógico para construir pontes entre Literatura, Ciências Humanas e Química em sala de aula

Pablo Wolf Oliveira & Nadja Paraense dos Santos

https://doi.org/10.29327/531015.1-1 

págs. 15-51


INORGANICARD: um jogo de cartas como estratégia de aprendizagem ativa para o ensino de eletronegatividade

Taís Arthur Corrêa, Giuslane Ferreira Machado, Nilza da Silva Morais & Tatiana da Costa Coelho

https://doi.org/10.29327/531015.1-2

págs. 52-80


Análise da produção acadêmica relacionada à inclusão nos anais digitais do encontro nacional de ensino de química entre 2014- 2018

Anderson Rodrigues, Angela Sanches Rocha & Priscila Tamiasso-Martinhon

https://doi.org/10.29327/531015.1-3

págs. 81-122


A Química na gastronomia molecular: ensino de ligações químicas por meio do enfoque CTS

Julianna Ferreira de Almeida Prata & Joaquim Fernando Mendes da Silva

https://doi.org/10.29327/531015.1-4

págs. 123-155


Química e Arte: uma proposta de desenvolvimento de um projeto a partir da metodologia ABP

Cárita Dias Ramos Nascimento & Esteban Lopez Moreno

https://doi.org/10.29327/531015.1-5

págs. 156-183


A visitação técnica orientada: uma proposta de integração escola-indústria para a formação dos Técnicos em Química

Rafael Lopes da Costa, Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira & Paula Macedo Lessa dos Santos

https://doi.org/10.29327/531015.1-6

págs. 184-217


Caminhos preciosos na educação em química: visitas escolares ao Museu da Geodiversidade como recurso facilitador da aprendizagem

Karine Pires Moreira & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira

https://doi.org/10.29327/531015.1-7

págs. 218-242


Guia Pedagógico: construção de Histórias em Quadrinhos para o ensino do tema Evolução dos Modelos Atômicos

Josineide Alves da Silva, Juliana Rocha Rodrigues Barcellos & Lidiane Aparecida de Almeida

https://doi.org/10.29327/531015.1-8

págs. 243-272


Signos Químicos: um objeto de aprendizagem para apropriação das representações no ensino de Química

Thais Adrianne Silva Reinaldo & Ana Maria de Andrade Caldeira

https://doi.org/10.29327/531015.1-9

págs. 273-304


Autores

págs. 305-312