Construção de Múltiplos Caminhos para Ensino e Pesquisa
Organizada desde 2016, Ensino de Química em Revista é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). São reunidos aqui textos de egressos do Programa e manuscritos que atenderam ao edital específico para este quarto Volume, revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. Ensino de Química em Revista está ciente do seu papel de veículo para discussões que se dedicam aos aspectos plurais da formação de professores de química. Adotamos como princípio que esta divulgação deve enriquecer o olhar do outro pelo compartilhamento da produção de pesquisadoras e pesquisadores, já bem estabelecidos ou em formação.
Desejamos a todas e todos excelente leitura e reflexão.
Os organizadores
Informações bibliográficas
DOI: https://doi.org/10.29327/531015.1
ISBN: 978-65-5941-129-0
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Conteúdo
(clique aqui para obter o livro completo)
Apresentação
págs. 8-14
Explorando um Conto de Ficção Científica: guia pedagógico para construir pontes entre Literatura, Ciências Humanas e Química em sala de aula
Pablo Wolf Oliveira & Nadja Paraense dos Santos
https://doi.org/10.29327/531015.1-1
págs. 15-51
INORGANICARD: um jogo de cartas como estratégia de aprendizagem ativa para o ensino de eletronegatividade
Taís Arthur Corrêa, Giuslane Ferreira Machado, Nilza da Silva Morais & Tatiana da Costa Coelho
https://doi.org/10.29327/531015.1-2
págs. 52-80
Análise da produção acadêmica relacionada à inclusão nos anais digitais do encontro nacional de ensino de química entre 2014- 2018
Anderson Rodrigues, Angela Sanches Rocha & Priscila Tamiasso-Martinhon
https://doi.org/10.29327/531015.1-3
págs. 81-122
A Química na gastronomia molecular: ensino de ligações químicas por meio do enfoque CTS
Julianna Ferreira de Almeida Prata & Joaquim Fernando Mendes da Silva
https://doi.org/10.29327/531015.1-4
págs. 123-155
Química e Arte: uma proposta de desenvolvimento de um projeto a partir da metodologia ABP
Cárita Dias Ramos Nascimento & Esteban Lopez Moreno
https://doi.org/10.29327/531015.1-5
págs. 156-183
A visitação técnica orientada: uma proposta de integração escola-indústria para a formação dos Técnicos em Química
Rafael Lopes da Costa, Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira & Paula Macedo Lessa dos Santos
https://doi.org/10.29327/531015.1-6
págs. 184-217
Caminhos preciosos na educação em química: visitas escolares ao Museu da Geodiversidade como recurso facilitador da aprendizagem
Karine Pires Moreira & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira
https://doi.org/10.29327/531015.1-7
págs. 218-242
Guia Pedagógico: construção de Histórias em Quadrinhos para o ensino do tema Evolução dos Modelos Atômicos
Josineide Alves da Silva, Juliana Rocha Rodrigues Barcellos & Lidiane Aparecida de Almeida
https://doi.org/10.29327/531015.1-8
págs. 243-272
Signos Químicos: um objeto de aprendizagem para apropriação das representações no ensino de Química
Thais Adrianne Silva Reinaldo & Ana Maria de Andrade Caldeira
https://doi.org/10.29327/531015.1-9
págs. 273-304
Autores
págs. 305-312